No Brasil, o dia 26 de abril é dedicado ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma data importante para lembrar que cuidar da pressão é fundamental para garantir qualidade de vida e reduzir riscos de doenças cardiovasculares.

A hipertensão (ou pressão alta) é uma condição silenciosa: muitas vezes, não apresenta sintomas, mas pode levar a problemas graves como infarto, AVC, insuficiência renal e outras complicações.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1 em cada 4 brasileiros adultos convive com a hipertensão.

Mas a boa notícia é que, com mudanças simples no estilo de vida, é possível prevenir e até controlar a pressão alta.

7 boas práticas para manter a pressão sob controle

1. Reduza o consumo de sal

O excesso de sódio é um dos principais vilões da hipertensão. O ideal é consumir, no máximo, 5g de sal por dia (o equivalente a 1 colher de chá). Dê preferência a temperos naturais como alho, cebola, ervas e especiarias.

2. Tenha uma alimentação balanceada

Inclua mais frutas, legumes, verduras, grãos integrais e alimentos ricos em potássio, como banana, abacate, espinafre e batata-doce. Evite alimentos ultraprocessados, embutidos e fast food.

3. Pratique atividade física regularmente

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é fazer pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Caminhadas, ciclismo, dança ou exercícios de força são ótimas opções para ajudar a controlar a pressão.

4. Mantenha o peso saudável

O excesso de peso sobrecarrega o coração e eleva a pressão arterial. Pequenas reduções no peso já fazem diferença no controle da hipertensão.

5. Evite álcool em excesso e pare de fumar

O consumo abusivo de álcool e o tabagismo estão diretamente relacionados ao aumento da pressão arterial e a doenças cardíacas.

6. Gerencie o estresse

Momentos prolongados de estresse podem impactar negativamente a pressão. Técnicas como meditação, respiração consciente, hobbies relaxantes ou até uma caminhada ao ar livre podem ajudar.

7. Meça sua pressão regularmente e siga orientações médicas

Mesmo que você se sinta bem, monitore sua pressão arterial periodicamente. Em caso de diagnóstico de hipertensão, siga corretamente as orientações do seu médico e nunca interrompa o uso de medicamentos por conta própria.

Cuide da sua saúde hoje para colher os benefícios no futuro. Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença!


Conteúdo elaborado por Dr. Ricardo Mourilhe, Cardiologista e Coordenador da Cardiologia do Complexo Américas